Assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação que tem como objetivo gerar mídia espontânea para empresas, entidades ou pessoas, entre eles líderes de companhias, associações ou profissionais liberais.
O assessor de imprensa trabalha para divulgar seus clientes em veículos de comunicação, para que sejam citados de maneira positiva em notícias, reportagens e entrevistas e, consequentemente, gerar autoridade para as empresas.
Essas publicações são chamadas de “mídia espontânea”, porque as empresas não pagam qualquer valor aos jornalistas para ter suas marcas divulgadas. Por isso, as particularidades de como funciona a assessoria de imprensa envolve encontrar assuntos estratégicos para os clientes que sejam de interesse da audiência do veículo de comunicação, critério utilizado pelos jornalistas para divulgação das notícias sem custo para a marca.
Isso tudo é feito por meio de um jornalista experiente e especializado, que faz a ponte entre mídia e companhia, fazendo todo o relacionamento com a imprensa. Algumas das etapas do processo são:
Clipping
É o processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca. É feito por agências e ferramentas especializadas, sob a forma de relatórios quantitativos e qualitativos com dados como data, veículo, relevância, tema da matéria, sentimento, valoração e audiência estimada.

- Briefing completo;
- Planejamento de ações;
- Levantamento de pautas;
- Media training;
- Confecção de releases
-
- Convocações
- Notas
- Convites
- Artigos
- Sugestões de pauta
- Sugestões de fonte
-
- Envio para jornalistas segmentados e grande mídia;
- Follow up;
- Acompanhamento de entrevistas;
- Organização de coletivas de imprensa;
- Cobertura de eventos;
- Confecção, organização e envio de press kits;
- Planejamento de comunicação;
- Clipping;
- Mailing especializado de jornalistas nacionais e internacionais.